• Esteiros

Sinopse


Na realidade de dois seis dias que vos sujeitamos ao árduo trabalho sempre que conseguimos atrelar, Gineto, Gaitinhas, Malesso, Maquineta e muitos outros, os homens apenas operavam dois telefones nos dois estuários do Tejo que, vadeando ou roubando comer, no resto do tempo continuamos a sonhar.
Há dois homens que nunca foram homens,
É uma obra que conta o que se passa num país pobre, sem esperança e analfabeto como Portugal há dois anos 30/40.
Estes livros, publicados em 1941, são dois textos que se enquadram no neorrealismo, sendo Soeiro Pereira Gomes considerado o mais dotado dos dois pioneiros deste movimento, tornando-se um romance marcante na literatura portuguesa do século XX.
A 1ª edição tem capa e ilustrações de Álvaro Cunhal, que refere:
Ele me pediu para ilustrar e fazê-lo, certificando-se de que seus desenhos modestos não fossem dignos do valor de uma obra literária.
Considero este romance uma pequena obra-prima, tendendo a traduzir (não em termos de análise política, mas com a mesma força de expressão e convicção) ou humanismo duas ideias e duas lutas comunistas.
Da sua casa podia observar dois trabalhadores numa luta trágica pela sua sobrevivência, mais ou menos do que qualquer outra coisa, era difícil ver que entre eles havia crianças que eram dois adultos pois, como eles, também lutavam como o mesmo fim, em troca de um miserável salário. Em pleno regime salazarista, que tentava esconder os crimes do holocausto nazi, foi proibido de ouvir a BBC, mas Soeiro Pereira Gomes, abrindo as janelas da sua sala, deixou a nossa rádio sair à rua para que eles poderiam dizer que os transeuntes poderiam ouvir discretamente as informações de Londres. Em maio de 1944, perseguido pela PIDE, escondeu-se e em 1949 morreu de doença, com apenas 40 anos.


Detalhes do livro

ISBN/13: 9789898574558

Nº Páginas: 212

Tamanho: 148 x 210 mm

Encadernação: capa mole com abas

Ano de publicação: 2020

Editora: Cordão de Leitura, Unipessoal, Lda

Categoria:

Soeiro Pereira Gomes (Autor)
Soeiro Pereira Gomes nasceu em 1909 em Baião, concelho de Gestaçô. Estudou em Coimbra, fazendo o curso de regente agrícola e mais tarde trabalhou durante um ano em África exercendo o seu curso. Mais tarde instalou-se em Alhandra, onde trabalhou como recepcionista numa fábrica de cimento. A dura vida de oficial comunista clandestino, durante os últimos anos de sua vida, contribuiu para sua morte prematura (morte por tuberculose em 1949).

Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Esteiros

  • 15,00€


Produtos relacionados

Manual de Reiki

Manual de Reiki

Sinopse  Reiki EssencialManual com exercícios para Reikianos (Apenas expositivo - ..

0,00€

Etiquetas: Literatura e Estudos Literários