• Azulejos de influêcia islâmica em portugal

Sinopse


Numa altura em que a Humanidade contribuiu para a destruição dos mais importantes vestígios cerâmicos murais preservados in situ ou recolhidos em Museus, verdadeiros testemunhos da civilização árabe-islâmica, a publicação desta obra, é reveladora de um rigoroso e fundamentado trabalho descritivo e trabalho de investigação, que enriqueceu consideravelmente um vasto conjunto de exemplares de azulejos representativos da arte muçulmana que constituem uma incontroversa referência civilizatória.
A presença da cultura do Oriente Islâmico na História das Artes Decorativas em Portugal é sempre subestimada ou secundária. Mas as provas e os factos continuam vivos e é essa memória que este trabalho tenta desvendar.
Com a ideia de selecionar determinados textos e respetivos autores dedicados à cerâmica, que decora e reveste intensamente o interior e o exterior de dois edifícios, contribuímos para o conhecimento e divulgação da arte com que o Oriente capta e reflete a luz solar, fazendo a verdadeira matéria dá
própria arquitetura.
Tratando-se de um tema com considerável enriquecimento iconográfico, todos aconselharam uma preparação criteriosa da lista do tema abordado.
Muitas variedades fascinantes de História e Cultura combinam-se nestes textos e viagens, vemos como nesta antologia se misturam, as imagens, o conhecimento histórico e uma grande competência técnica e especializada.
O livro que agora se apresenta não é, como seria desejável, um repositório exaustivo dos exemplares existentes em Portugal.
Percebemos, na leitura destes textos, a importância de um trabalho descritivo e de investigação bem fundamentado sobre o património, que esperamos ver preservado e enriquecido, e que é uma importante referência da arte islâmica em Portugal.
A metodologia e os critérios que presidirão à seleção de dois autores e dois textos publicados são da responsabilidade do antólogo e os terei debatido com muitos e difíceis problemas que, no entanto, superei com prazer e rigor.
Por boas e óbvias razões, esta seleção pode constituir um salutar desafio para que outros se dediquem mais a ela e, como acréscimo a um patrimônio bibliográfico que se deseja cada vez mais amplo e rico.
Alguns anos se passaram desde quando esses textos foram escritos. Conforme as descrições se mantêm atualizadas, os autores, estes, já poderiam hoje ter outras noções por aqui que escrevem na época.
Da mesma forma, o contributo que cada um desenvolve enriquece e contribui, em grande parte, para o que representa em Portugal a existência de azulejos decorativos de influência hispano-árabe.
Ou que pretendemos partilhar, devido à empenhada colaboração de alguns grandes amigos, para os quais temos disponibilizado espantosas obras de arte, que iremos concretizar com este acervo e respetiva informação complementar.

Detalhes do livro

ISBN/13: 9789898896193

Nº Páginas: 210

Tamanho: 160 x 230 mm

Encadernação: capa mole

Ano de publicação: 2018

Editora: Euedito

Categoria: HISTÓRIA DA ARTE / ESTILOS DE ARTE E DESIGN

Vítor Sousa Lopes (Autor)
Victor Sousa Lopes, nascido em Lisboa, em 1949, frequenta o ensino industrial. Embora tenha sido aplicado ao exercício das ciências tecnológicas, o estudo e divulgação de temas da História da Arte e do Azulejo torna-se o seu grande objetivo. É membro de várias associações culturais, entre as quais a Associação Portuguesa de Historiadores de Arte, o Grupo Amigos de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Autores. Começou a ser escrita em 1983, com O Azulejo no Século XVIII - Breve Apontamento (Direcção-Geral de Divulgação), a que se seguiram outras obras, como Estudos de Azulejaria de J. M. dos Santos Simões (Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2001); Testemunho nas Paredes - Ensaios de Azulejaria (ACD-Editoriales, 2001 e Figuras de Presépio na Azulejaria Portuguesa (Agenda SPA 2007). Com a colaboração de vários jornais e revistas, é autor de mais de 30 títulos. Durante vários anos foi colaborador regular da Revista História (Publicações Projornal) Ultimamente tenho desenvolvido diversos trabalhos no domínio da recolha e divulgação de obras de autores portugueses, tendo publicado "A Palavra dos Autores" (S.P.A., 2007) na antologia "Luiz Francisco Rebello Uma Colectânea de Vida" (Fonte da Palavra , 2012). Para a outra obra ?OS DIAS DO ?BARRACUDA? a última da aula de ?armas secretas? Albacora da Marinha Portuguesa? (Chiado Editora, Novembro 2012), foi para as bancadas ? Conversas no Café Gelo? (Guerra & Paz, 2015), tenho o livro ?1942 O Ano que Abalou Lisboa: À Espera do Invasor ?una história por contar?, que pretende lançar no próximo ano.

Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Azulejos de influêcia islâmica em portugal

  • Autor: Vitor Sousa Lopes
  • Modelo: Azulejos de influêcia islâmica em portugal
  • Em stock: Existente
  • 20,00€


Produtos relacionados

Manual de Reiki

Manual de Reiki

Sinopse  Reiki EssencialManual com exercícios para Reikianos (Apenas expositivo - ..

0,00€

Etiquetas: História Da Arte / Estilos De Arte e Design