• Pescarias e gente do mar de Peniche

Sinopse


As pescas de Peniche e a sua importância entre os séculos XVII e XIX são atestadas de várias formas, desde a criação do concelho de Peniche, em cuja constituição do foral se destaca a importância das pescas como principal fonte de rendimento, passando pela criação da instituição específica para arrecar os proventos fiscais junto das pescarias, a Casa da Távola de Peniche.
Será através da informação prestada por esta instituição que poderemos avaliar a realização do potencial pesqueiro de Peniche no período liberal. Aí encontramos as artes de pesca, além das cercas voadoras e cremalheiras, bem como as regiões servidas pelo seu peixe, as zonas de conservas e salinas, ou o horizonte de actividade que trouxe os pescadores de Peniche para a Foz do Mondego, para o Porto, para Larache ou tie to Brazil, nos seus caíques de dois mastros.
Sabemos que tipo de peixe comia o povo de Peniche e Atouguia, bem como aquele que era servido no palácio das Janelas Verdes e ao mesmo tempo ou que era apresentado à mesa do Marquês de Pombal. Finalmente, a pesca e esta região são indissociáveis. E ainda hoje quem fala do concelho de Peniche imediatamente evoca no seu pensamento, ou o mar, ou o peixe e as gentes do mar.

Detalhes do livro

ISBN/13: 9789897823206

Nº Páginas: 724

Tamanho: 160 x 235 mm

Encadernação: capa mole com abas

Ano de publicação: 2021

Editora: Mário Brito Publicações Unipessoal, Lda | 5 livros

Categoria: Estudos regionais

José G. Correia dos Loios (Autor)
Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Pescarias e gente do mar de Peniche

  • 25,00€


Etiquetas: Estudos Regionais