• Derrida – em nome da justiça. Do cosmopolitismo à alter-mundialização por vir

Sinopse


«Die Welt ist fort, ich muss dich tragen» / «O mundo acabou, [eu] tenho de portar-te» é o verso de Paul Celan que, como exergo, me serve aqui de guia para tentar elucidar, casal, quer a singularidade da Desconstrução derridiana, como linguagem do pensamento filosófico no contexto da História da Filosofia, quer a singularidade da ousadia sonhadora de sua proposta de repensar o cosmopolitismo em termos de alter-globalização em virtude da a «nova Internacional democrática», revolucionando assim o tradicional paradigma onto-fenomenológico e, igualmente, onto-teológico da política (polis).

Detalhes do livro

ISBN/13: 9789897032653

Nº Páginas: 400

Tamanho: 160 x 230 mm

Encadernação: capa mole com abas

Ano de publicação: 2021

Editora: Terra Ocre, Lda / Palimage

Categoria: FILOSOFIA

Fernanda Bernardo (Autor)
Fernanda Bernardo é professora de filosofia contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – posicionada filosoficamente na Desconstrução, trabalha na intersecção da filosofia com a literatura, a poesia, as artes plásticas, a ética e a política. Além de ser tradutor de Jacques Derrida, de Emmanuel Levinas, de Maurice Blanchot, de Jean-
-Luc Nancy e Hélène Cixous, são também autores de vários escritos em torno destes autores, em revistas nacionais e internacionais e obras colectivas, algumas das quais aqui nomeadas: «Jean-Luc Nancy – peut-être du côté de l'anastasis' ; «Les Carnets de Captivité – par-delà la mort, une ouverture sur le visage de Levinas.»; Refém de Levinas; Derrida – o dom da différance; "Think the world – Faire l'impossible: think (et) agir à contretemps (La question de l'action dans la trace de Kant et de Heidegger contresignée par Derrida)"; «L'incondicionalité d'un acte de foi de Derrida dans l'à-venir. L'hospitalité, les humanités et l'université à venir»; "Da destruição à desconstrução: da morte e do pente da morte"; Derrida lecteur de Heidegger. Depois dos Carnets Noirs; « Uma túnica sem costura. À arte poética de Sophia» ; «Core-grafing ou a arte do espaço. Filosofia / Desconstrução e Arquitetura».
Membro da Comissão Científica de Filosofia do SSHRC – CRSH (Canadá/2012), Fernanda Bernardo foi também Representante do Coimbra-Cidade refúgio (2003-2006) no Réseau International des Villes Refuge afetado pelo Parlement International des Écrivains (Estrasburgo) .

Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Derrida – em nome da justiça. Do cosmopolitismo à alter-mundialização por vir

  • Autor: Fernanda Bernardo
  • Modelo: Derrida – em nome da justiça. Do cosmopolitismo à alter-mundiali
  • Em stock: Existente
  • 20,00€


Etiquetas: Filosofia