• Democratizar o desporto

Sinopse


A percentagem da população portuguesa que pratica desporto continua a ser reduzida e uma das mais baixas de toda a Europa. No entanto, todos os organismos internacionais que se referem à educação, saúde e integração social, são unânimes em considerar que a prática de actividades desportivas para todos desempenha um papel positivo de enorme importância para o indivíduo em qualquer idade e situação e para a comunidade. t sabe tudo.
Claramente definido ou “directamente ao desporto” no n.º 1 do artigo 79.º da Constituição, e ainda em que compete ao Estado divulgá-lo em colaboração com as autarquias, escolas e clubes, este ponto impugnado realizar tal tarefa. Desta forma, chega ao ponto de não conseguir concretizar na educação física nas escolas do 1º CEB, nem no desporto escolar permanecer num estado de pobreza inaceitável, integrando menos de 20% de dois alunos, os clubes desportivos, ao invés de verem reconhecidas sua importante função, ao contrário, são pressionadas a se tornarem empresas verdadeiramente lucrativas.
Para concretizar a orientação de que é o indivíduo o único responsável pela prática, traduz-se no slogan “quem quer deportar, paga”. De facto, o processo de comercialização do desporto, seja qual for a situação e a forma de prática, não tem em conta as dificuldades de vida de grande parte da população do país. Somente a população com maior capacidade econômica é que pode acessá-lo. Gera-se, assim, um enorme e intensamente injusto processo desigual, na medida em que a maioria da população é privada de um fator de melhor educação, saúde e qualidade de vida.
As autarquias locais são consideradas promotoras de dois progressos que, neste setor da vida social, se têm verificado. Qual deve ser o seu papel no processo de combate às desigualdades de acesso? Como devemos organizar suas ações para contribuir para limitar as desigualdades de acesso causadas pela falta de meios? Que concepção deve nortear o processo de democratização da prática?

.

Detalhes do livro

ISBN/13: 9789897824753

Nº Páginas: 158

Tamanho: 148 x 210 mm

Encadernação: capa mole com abas

Ano de publicação: 2022

Editora: Mário Brito Publicações Unipessoal, Lda | 5 livros

Categoria: PEDAGOGIA DA EDUCAÇÃO

Alfredo Melo de Carvalho (Autor)
Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Democratizar o desporto

  • 12,50€


Etiquetas: Pedagogia da Educação