• Crónica por ruas e praças do poder

Sinopse


Existem algumas ruas e ruas que são muito especiais. Em todos os continentes, nem no hemisfério norte e nem no hemisfério sul; não leste e não oeste. Espaços urbanos reais que todos conhecemos ou lemos de alguma forma; que fazemos parte do nosso imaginário, mais do que merecíamos reflexão sobre a sua verdadeira influência, tão absortos estamos na nossa "correria diária".
Ao percorrermos algumas «Ruas e Praças do Poder», percebemos uma relação algo maquiavélica. A sua utilização e frequência por populações, grupos e organizações, ou mesmo pelo próprio Estado, são determinantes em muitos dos dois acontecimentos mais relevantes da vida e história de muitos Estados, muitas vezes com projeção geopolítica regional ou global. Nesses espaços urbanos delimitados, o algoritmo do poder foi, ou ainda é, sempre proeminente e muitas vezes decisivo.
O incidente centrado em algumas Ruas e Praças, pertinentes para um determinado espaço geográfico, conduz necessariamente à evocação da Cidade, ou da malha urbana mais vasta onde se inserem. Faremos um relato da Lisboa do Terreiro do Paço, da Baixa e da Rotunda que deu "vida republicana" no dia 5 de outubro. Da Avenida da Liberdade que "enfeitiçada" pelo seu nome, espero os vencedores do 28 de Maio. Claro que mudamos o nome do Largo do Carmo que abriu a festa da liberdade para o dia 25 de abril. Abordaremos algumas outras cidades do mundo, como suas Ruas e Praças do Poder, em diferentes épocas e circunstâncias, como: Petrogrado, Kiev, Buenos Aires, Caracas, Pequim, ou Cairo e Argel. Claro Hong Kong.
Estes espaços de poder normalmente altivos, cheios de história e currículo, com a vertiginosa pandemia do novo coronavírus (covid-19), têm permitido que a sua posição e esforços esmoreçam, devido a estes tempos, ou se esvaziem. Praças e ruas sem gente e sem alma...
… Tudo está no jeito da crônica histórica urbana.

Detalhes do livro

ISBN/13: 9789897821851

Nº Páginas: 224

Tamanho: 155 x 230 mm

Encadernação: capa mole com abas

Ano de publicação: 2020

Editora: Mário Brito Publicações Unipessoal, Lda | 5 livros

Categoria: ESTUDOS INTERDISCIPLINAR

Eduardo Caetano de Sousa (Autor)
Eduardo Caetano de Sousa nasceu em Lisboa. Ele é o Coronel Tirocinado do Exército na Reserva.
No ano 2000, foi representante do Exército em Bruxelas, juntamente com a Presidência Portuguesa da União da Europa Ocidental e da União Europeia. De 2003 a 2006, serviu no Quartel-General da Força Operacional Rápida Europeia (EUROFOR) em Florença. Exerceu o cargo de Adjunto Militar do Comandante Geral Adjunto da EUFOR, na Operação Althea na Bósnia-Herzegovina. Mais recentemente, foi Diretor do Núcleo Conjunto de Coordenação, da Comissão Técnico-Militar de Angola.
É Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada, publicou os livros: «A UEO na encruzilhada da Segurança Europeia», e «Como o Gás move o Sistema Internacional – ou o Gás Natural nas novas disputas da geopolítica mundial».
Tem sido convidado para várias conferências e debates na área da Energia e Geopolítica, sendo autor de vários artigos em revistas especializadas sobre Energia, Geopolítica, História e Relações Internacionais.
Atualmente é membro da Direcção do EuroDefense Study Centre – Portugal.
Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Crónica por ruas e praças do poder

  • 16,00€


Etiquetas: Estudos Interdisciplinar