• Portugal a rimar

Sinopse


A História de Portugal e dos seus respetivos autores, são, ao longo deste livro, semelhantes ao nosso território que tem reis, príncipes, princesas, guerreiros e o amado povo português.
É meu objetivo mostrar a todos os leitores o que fiz para transformar este país, ou o nosso Portugal, hoje. Mas não de uma forma odiosa e cruel. Pelo contrário, de forma lúdica e didática, ao saltar com as rimas, tentarás aguçar o apetite pela nossa História.
De quadras soltas é feito
Toda a nossa bela história,
Para todas as pessoas lerem
E colocamos na memória.
Começa com Viriato, ou grande estrategista lusitano, morto por traição dos romanos. O Conde D. Henrique, a quem foi dado ou início do nosso Portugal, ou Condado Portucalense. Dois 4 filhos, um se destacou, de nome Afonso Henriques e que vemos ser o nosso 1º Rei.
Com o início da 1ª dinastia e a seguir vemos outros reis, uns melhores que outros, cabelos feios que praticamos. Jamais poderemos esconder o grande D. Dinis e até D. Fernando, o último Rei da dinastia, 200 anos depois.
Chega à 2ª dinastia. Começa por D. João I, que nos trouxe anos de muita riqueza através de dois descobrimentos, onde o poder deste pequeno país se revelou ao mundo inteiro, mas com gente corajosa!
Depois de o Rei D. Sebastião ter desaparecido numa batalha (ainda hoje esperamos que regresse numa manhã de nevoeiro…), tudo se transforma. A nossa vizinha Espanha aproveita esta confusão e durante 60 anos governa como pretende, sendo nessa altura conhecida pela 3ª dinastia, as Filipinas.
Mas não éramos de nos deixar ficar desempregados. D. João IV e os seus seguidores depressa mandam embora os espanhóis e, durante quase 300 anos, vivemos na 4ª dinastia, a de Bragança, na qual muitos foram feitos, e muitos foram os atores que foram reconhecidos e reconhecidos.
Houve, durante a monarquia, 34 Reis e Rainhas. De D. Afonso Henriques, ou 1º Rei, a D. Manuel, ou último, mostro aqui todos eles: todos os seus feitos, todos os seus valores e batalhas que vão construir esta nossa caixa que é Portugal.
Imediatamente ele viu a 1ª República, mas nasceu tão preso, que apenas 16 anos se passaram até que ele terminasse.
A Segunda República, que durou até 1974, terminou com a Revolução dos Cravos. O que aconteceu ao mesmo tempo é descrito aqui em nome do saltador, mas como o pó, você também aprende a pular.
E o que vemos a seguir? À 3ª República que nos acompanha até aos dias de hoje.
Desde o início da monarquia no final do milénio, tenho tornado a evolução da nossa história mais simples, lúdica e acessível, a pequenos e graúdos, para que desta forma todos se sintam tocados pelo conhecimento e, acima de tudo, apreciados pela História de Portugal, veja-se numa breve leitura, em partes, ou não todas, ou ainda uma adaptação da obra para o teatro ou cinema.

carlos gomes


Detalhes do livro

ISBN/13: 9789897791871

Nº Páginas: 164

Tamanho: 150 x 220 mm

Encadernação: capa mole com abas

Ano de publicação: 2019

Editora: Edições Vieira da Silva

Categoria: HISTÓRIA

Carlos Gomes (Autor)
Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Portugal a rimar

  • Autor: Carlos Gomes
  • Modelo: Portugal a rimar
  • Em stock: Existente
  • 13,00€


Produtos relacionados

Manual de Reiki

Manual de Reiki

Sinopse  Reiki EssencialManual com exercícios para Reikianos (Apenas expositivo - ..

0,00€

Etiquetas: História