• Maurice blanchot - a literatura nos limites da filosofia

Sinopse


Este livro é, na melhor das hipóteses, uma "aproximação silenciosa" da escrita e do pensamento de Maurice Blanchot. Uma «aproximação silenciosa» que, afirmada como condição para uma boa leitura [Hoppenot; Mesnerd (2014). Maurício Blanchot? Johannes Hubner. Correspondência. Paris: Kime. P. 61], celebra a escrita de Blanchot, a seu ver mais do que proverbial, como uma das mais singulares aventuras filosófico-literárias da atualidade. O silêncio de tal aproximação também dificulta escrever sobre Blanchot como uma das modulações mais reconhecidas por seus leitores, duas mais famosas (Emmanuel Levinas, Jacques Derrida, Jean-Luc Nancy, além de Michel Foucault, Gilles Deleuze ou Giorgio Agamben) aos menos conhecidos, tanto dominados em literatura, quanto em filosofia, quantos dois quadrantes do saber capazes de se deixarem tocar pela «paixão» da sua escrita.
Escrever, paixão declarada pelo espaço literário pensado por MB, vive um confronto incessante com uma invisibilidade que se testa ao expor, sem ser violada? De logo na tese, ou quase-tese, que se baseou neste texto.
A dissertação de documentação que deu origem a este livro foi distinguida com o Prémio Extraordinário de Documentação, pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Santiago de Compostela.

Detalhes do livro

ISBN/13: 9789897031120

Nº Páginas: 652

Tamanho: 160 x 230 mm

Encadernação: capa mole com abas

Ano de publicação: 2017

Editora: Terra Ocre, Lda / Palimage

Categoria: FILOSOFIA

Hugo Monteiro (Autor)
Hugo Monteiro nasceu no Porto.
Dedica-se à Filosofia, na sua intersecção com os domínios da Literatura, da Política e da Educação. É professor da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto e investigador do Gabinete de Filosofia Moderna e Contemporânea da Universidade do Porto. A sua investigação tem incidência preferencial na Filosofia Contemporânea, com autoria e co-autoria de textos em Revistas e Livros colectivos nacionais e internacionais. Dá especial atenção à Desconstrução e às obras de Jacques Derrida e Jean-Luc Nancy, além da escrita de Maurice Blanchot, que motiva esta edição. Foi também co-tradutor, com Fernanda Bernardo, do livro de Jean-Luc Nancy, O Peso de um Pensamento, uma Aproximação, publicado pela Palimage em 2011. Entre seus principais títulos, destaca-se “Pensar como artes e política: para Nancy , perto de Nancy», «Moramos juntos. Tangências entre Derrida e Nancy», «Figurações do infigurável: entre Jacques Derrida e Jean-Luc Nancy», «A escritura e o olhar filosófico: ressonâncias do pensamento de Maurice Blanchot» ou «Le Neutre dans les limites de la philosophie».
É também ativista da organização SOS Racismo, tendo publicado, em 2013, a brochura «Racismo(s): a revisitação de um conceito».

Menções à imprensa e outros links:
Não há menções para este livro

Escreva um comentário

Nota: O HTML não é traduzido!
    Mau           Bom
Captcha

Maurice blanchot - a literatura nos limites da filosofia

  • Autor: Hugo Monteiro
  • Modelo: Maurice blanchot - a literatura nos limites da filosofia
  • Em stock: Existente
  • 29,00€


Etiquetas: Filosofia